"E, ouvindo-o todo o povo, disse Jesus aos seus discípulos: Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas; e amam as saudações nas praças, e as principais cadeiras nas sinagogas, e os primeiros lugares nos banquetes; Que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, longas orações. Estes receberão maior condenação." - Lucas 20.45-47
Comentário
Nesta passagem, o Senhor Jesus nos apresenta algumas características dos escribas hipócritas, em Mateus 23, há um relato mais extenso, das características destes escribas, ditas pelo Senhor Jesus.
"que querem andar com vestes compridas;"
O Senhor Jesus, nos mostra que ainda que eles fossem de boa aparência pelas vestes, por fora, por dentro eles estavam podres, Ele diz: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." - Mateus 23.37. É importante nós entendemos que, a santificação, a obra renovadora do Senhor, começa dentro de nós e não por fora, e isto é manifesto exteriormente, pode-se comparar ao arrependimento, onde ele ocorre (geralmente), na nossa mente, e depois é manifesto nas nossas ações.
Lembro-me de quando era um fariseu, e mau iniciando a minha vida com Deus, já quis começar a usar vestes longas, dentro e fora de casa, mas eu por dentro era uma pessoa cheia de soberba, e sem amor.
"e amam as saudações nas praças,"
Hoje em dia, as pessoas querem muita "atenção", isso foi algo mais incentivado devido às redes sociais. O homem olha mais para si, para seus interesses, seus achismos, em lugar de olhar para Jesus Cristo, para a vontade de Jesus Cristo e de confiar na vontade de Deus. Tais pessoas muitas vezes não pensam isso, na verdade, acham estar no caminho certo, a bíblia diz: "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." - Provérbios 16.25
Atentemos para o que o Senhor disse: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." - Mateus 5.16, cuidado para não se embriagar nas palavras belas das pessoas.
"e as principais cadeiras nas sinagogas, e os primeiros lugares nos banquetes;"
Essa palavra pode ser levada ao nosso trabalho, escola, faculdade, meio social, etc. Eles assentavam em tais cadeiras por serem soberbos, querendo atenção e/ou por se acharem superiores uns aos outros (ver: Filipenses 2.3), isto é algo que temos que entender para sermos mais humildes e ter mais intimidade com Deus. Marcos 1.44-45: podemos observar nesta passagem que o Senhor não queria atenção, podemos pensar: havia alguma obra para Jesus fazer naquela cidade naquele momento? Se houvesse Ele entraria, pois foi também para isso que Ele veio (Marcos 1.38), e podemos ver que não havia, por isso não havia motivo para que o Senhor entra-se.
"Que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, longas orações. Estes receberão maior condenação."
Eles já estavam condenados, mas conhecendo a palavra de Deus, permaneciam na prática do mal, a bíblia relata: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." - Mateus 23.23

Comentários
Postar um comentário