"Não dizem no seu íntimo: ‘Temamos o SENHOR, o nosso Deus: aquele que dá as chuvas do outono e da primavera no tempo certo, e nos assegura as semanas certas da colheita’. Porém os pecados de vocês têm afastado essas coisas; as faltas de vocês os têm privado desses bens." - Jeremias 5.24-25
- Conforme o contexto inicial do livro de Jeremias e deste capítulo, a comunidade de Israel estava em pecado, adorando a outros deuses dando as suas costas ao Senhor e a sua Lei.
Devemos ter uma consciência das bênçãos de Deus não como tão somente materiais, pois somos abençoados pelo Senhor através de livramentos que Ele nos dá, do seu sustentar, do seu guiar e nos dando o necessário, o nosso próprio dormir ao deitar em uma cama é uma bênção do Senhor, o salmista disse: "Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o SENHOR que me sustém." - Salmos 3.5, ter intimidade com Deus, é uma bênção.
Jerusalém tinha a consciência das suas atitudes, a bíblia relata: "Assim diz o SENHOR: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos!’" - Jeremias 6.16, certamente os habitantes de Jerusalém tinham o achismo de que os seus caminhos eram melhores, pois caso não fossem (pelo seu achismo) eles iriam voltar ao Senhor, e em virtude disso eles estavam trazendo para si dor e sofrimento, o Senhor diz: "“Não foi você mesmo o responsável pelo que aconteceu a você, ao abandonar o SENHOR, o seu Deus? Agora, por que você vai ao Egito beber água do Nilo? E por que vai à Assíria beber água do Eufrates? O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o SENHOR, o seu Deus, e não ter temor de mim”, diz o Soberano, o SENHOR dos Exércitos." - Jeremias 2.17-19, interessante notar que, este mesmo povo que estava tendo uma má conduta e deixando ao Senhor e a sua Lei, era um povo que realizava holocaustos ao Senhor (Jeremias 6.20), mas ainda assim o Senhor matinha a sua palavra de que este povo estava tendo uma má conduta, colocando assim o relacionamento com Ele como sendo algo mais profundo, reflita isso.
As coisas serão melhores para os que temem a Deus (Eclesiastes 8.12), a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2).
Comentários
Postar um comentário