Pular para o conteúdo principal

Pecado

 


 

"E não entristeçam o Espírito Santo de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção." 
- Efésios 4.30






Este versículo é uma declaração para um único público: aqueles que possuem o Espírito Santo. Em nossa vida cristã, temos que ter o equilíbrio com relação ao pensamento da vida em Deus e ao pecado. Tem-se dois extremos:


  • Pecar Dissolutamente: nós que possuímos o Espírito Santo não podemos viver pecando dissimuladamente, a vida pecaminosa conduz à morte, pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Jesus, nosso Senhor. O principal elemento que nos separou e nos afasta de Deus é justamente o pecado, pois o pecado não está sujeito à lei e à graça de Deus.


  • Não Pecar: possuir o Espírito Santo não significa que seremos pessoas impecáveis e que não pecamos. Na Bíblia, podemos ver grandes homens de Deus que cometeram grandes pecados, como Moisés ao bater com muita ira e força a pedra da qual Deus queria tirar água para seu povo; como Davi, que adulterou com Bate-seba; como Ezequias que se ensoberbeceu e como Pedro que agiu com hipocrisia. Agora, o fato de eles terem pecado significa que nós também, por sermos menores, teremos que cometer o mesmo pecado ou poderemos? De modo algum, mas isso nos mostra que ser homem de Deus, ser servo de Deus, ser templo do Espírito Santo não nos impede totalmente de cometer pecados pequenos ou grandes.


Tendo estas coisas em mente, vejamos o que está escrito: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não cometemos pecado, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós." - 1 João 1.8-10.


O que a Bíblia deixa claro é: pecamos e pecaremos, mas o fim da atitude para o cristão não é o pecado, é o arrependimento precedido pelo reconhecimento e/ou confissão de pecados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cristão Pode Jogar Jogos?

  - Uma perspectiva bíblica baseada em 1 Coríntios 10.23 Introdução    ㅤ    Não é de se desprezar que muitas pessoas apresentam esta dúvida, pois os jogos são algo muito presente em todo o mundo, e que, infelizmente, tem até acompanhado jovens que nasceram a partir dos anos 2000. Jogar jogos é pecado? Eu só não posso jogar jogos que tem morte? Só duas horinhas está bom? São questionamentos que alguma vez apareceu para você, sendo de si próprio ou de outra pessoa. " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam ." - 1 Coríntios 10.23 A resposta para a pergunta que motivou essa pesquisa, é sim! O cristão pode jogar jogos, mas há outras perguntas que recebe a resposta antagônica, convêm jogar jogos? Jogar jogos edificam? A resposta para estas duas perguntas, é não! Quando lemos este versículo, é importante entender que Deus, coloca a sério a edificação do cristão, e se distanciar do ...

Os Escolhidos

  "Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: — Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles responderam: — Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?" - João 8.31-33 Jesus veio primeiramente aos judeus, mas a maioria deles não recebeu o Senhor. A Nação de Israel sem dúvida é uma grande nação, ela começou a partir de um casal que Deus escolheu num mundo idólatra e pecaminoso, que foi liderada por homens de Deus, após isso foram governados por juízes e posteriormente por reis, sendo no reinado de Davi que Israel atingiu a sua máxima extensão territorial. Deles são as promessas, os patriarcas, a circuncisão e a eles foi dada a Lei. Mas, infelizmente, esse povo tão ilustre estava tão ilustre em si mesmo que não recebeu ao Senhor Jesus, como o salvador, que desde o jardim do Éden foi prometido para a redenção dos pecados. A ...

Obediência a Deus

  "Quando os filisteus ouviram que Davi tinha sido ungido rei sobre todo o Israel, subiram todos para prendê-lo. Quando soube disso, Davi saiu contra eles. Mas os filisteus vieram e investiram contra ele no vale dos Refains. Então Davi consultou Deus, dizendo: — Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos? O Senhor respondeu: — Vá, porque os entregarei nas suas mãos ." - 1 Crônicas 14.8-10 Algo que chama a atenção nesta passagem é que Davi, ao ir consultar ao Senhor, certamente considerou que Deus poderia não querer que ele atacasse os filisteus, e percebamos a situação na qual Davi estava inserido: um ataque dos filisteus direto à sua vida. Isso nos demonstra que ser fiel à vontade do Senhor é também ser fiel à sua vontade em momentos de tensões, como evidenciado nesta passagem. Ser fiel ao Senhor é também se sujeitar à vontade de Deus, por mais que ela nos pareça "estranha". E conforme o contexto, Davi não fez isso somente uma vez, mas também outra ...